quinta-feira, 7 de junho de 2012

APRECIANDO


Hoje a serra amanheceu encoberta com uma suave neblina, o pasto orvalhado molha a bota e a barra da calça.

...continuando...

Assim, temos os dois principais tipos de produção de cachaça, a fabricada de modo industrial e a fabricada de modo artesanal.  O processo de fabricação é o grande diferencial, e que resulta em cachaças completamente diferentes ente si.

A industrial tem a cana queimada na lavoura, na fermentação é adicionado produto quimicamente sintetizado,  sua produção é em destilador de coluna, em aço inoxidável geralmente, e não tem suas partes destiladas separadas, todo o produto da destilação é engarrafado e posto à venda.

Na artesanal a cana que é retirada da lavoura não foi queimada, desta forma os microorganismos que auxiliarão na fermentação são preservados, sendo a fermentação um processo natural, sua produção é em alambique de cobre, e a medida que o destilado vai saindo do alambique tem suas partes separadas em 3 partes: cabeça, coração e cauda, aproveita-se o coração, descarta-se a cabeça e a cauda, que possuem impurezas e resíduos tóxicos.  Todo esse processo resulta em diferenciação quanto à origem do produto, sabor e aparência que agregam tanta qualidade às cachaças artesanais.

Bem essa é a ora em que a gente para tudo e aprecia mais um bom gole.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário