quinta-feira, 28 de junho de 2012

CACHAÇA E GASTRONOMIA

A harmonização da cachaça na culinária brasileira data, provavelmente, do período do surgimento da marvada, sendo a feijoada com caipirinha sua expressão mais tradicional em nossa culinária.

 

Muitas receitas têm a cachaça como um ingrediente especial, por exemplo temos Lombo com Cachaça, Linguiça na Cachaça, Boeuf Bourguignone com Cachaça, Receita de Pernil assado na cachaça e farofa de pão, entre muitas outras.

 

Outras vezes a cachaça é utilizada para melhorar uma receita, como é o caso do uso da cachaça na massa de pastel, que deixa a massa mais crocante.

 

A cachaça tem sido bebida, também, na sua forma pura com algum tipo de prato em especial, que de acordo com o seu processo de envelhecimento, adquire paladar específico que a faz combinar com determinado prato, em combinações recomendadas pelos Sommeliers, pois é, quem diria?, "Sommelier para cachaça", hoje a presença deste profissional no mercado é uma realidade.

 

A cachaça vem ocupando novos espaços e novos sabores na culinária brasileira, ela tem se diversificado tanto que até existe cachaça própria para ser degustada junto com a sobremesa, e não é de licor que estou falando não... é de cachaça mesmo!  

 

E mais novidades estão surgindo, como novas bebidas que têm a cachaça por base, dê uma espiada na notícia abaixo:

Santa Terezinha e Casa do Cervejeiro lançam cachaça e cerveja aromatizadas com café

 

Assine nosso feed e recebe as atualizações do nosso blog em seu e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário